Falar outros idiomas representa uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, além de proporcionar a oportunidade de interagir e entender outras culturas em um mundo tão globalizado. Apesar de ainda ser a língua mais procurada em um candidato a uma vaga de emprego, falar outros idiomas é um enorme diferencial.
Conquistar fluência e conseguir entender e se expressar em outra língua parece ser muito desafiador, porém a tecnologia pode oferecer diversas ferramentas para facilitar esse processo. Uma boa opção é recorrer aos podcasts, já que o ‘listening’ é parte fundamental desse aprendizado. Confira a seleção da Fundação Estudar dos melhores podcasts disponíveis online que podem ajudar a dar esse up nessas habilidades e na carreira:
Inglês
English as a Second Languague (ESL) Podcast tem como foco ensinar o inglês como uma segunda língua, com lições de vocabulário para diversas situações, como fazer compras no supermercado e pedir esclarecimentos em uma reunião de negócios. O conteúdo completo fica disponível por 15 dólares ao mês. (https://www.eslpod.com/ index.html)
Um podcast excelente para ganhar prática no idioma é o da NPR (National Public Radio, nos Estados Unidos), que inclui entrevistas com nomes como Meryl Streep e programas de cinema, literatura e filosofia, como o Fresh Air, apresentado por Terry Gross. (http://www.npr.org/podcasts/)
Famoso em todo o mundo, o podcast Serial tem duas temporadas contando histórias reais, com 12 episódios cada. Em 2014, a produção esmiuçou detalhes sobre a morte de Hae Min Lee, e a produção viralizou a ponto de um dos episódios, isoladamente, chegar a 80 milhões de acessos. (https://serialpodcast.org/)
Francês
Se você tem nível básico no idioma, uma boa opção é o Daily French Pod, que tem como base situações do dia a dia e explicações de gramática em cada história, para que o ouvinte entenda todos os aspectos do áudio. (http://www.dailyfrenchpod. com/)
Para falantes nativos, o One Thing in a French Day é publicado três vezes por semana e também se apoia em situações comuns para auxiliar quem já tem níveis intermediário ou avançado. (http://onethinginafrenchday. podbean.com/)
Espanhol
Apesar de próximo do português, o espanhol exige prática e treino da audição para os diferentes sotaques. O jornalista Felipe Galán Camacho produz o podcast Se habla español, com áudios de falantes de todo o mundo, como, por exemplo, Pedro Almodóvar falando sobre sua carreira no cinema. (https://www.ivoox.com/ podcast-se-habla-espanol_sq_ f1171214_1.html)
Para quem deseja ouvir um pouco de espanhol todos os dias, o Hoy Hablamos é uma boa opção. Os programas são publicados de segunda a sexta, têm duração de 10 minutos e tratam de temas interessantes como cultura pop. A transcrição completa de cada episódio também fica disponível. (https://hoyhablamos.com/)
Italiano
Além de aprender italiano com o cinema da Itália, podcasts como o News in Slow italian são ideais para quem tem um nível básico e não consegue acompanhar as notícias na velocidade regular, uma ótima saída para aumentar o vocabulário. (https://www. newsinslowitalian.com/)
Interessados em aprender sobre temas mais específicos e ainda aprender italiano podem ouvir o Podcast Brasil, programa gravado entre 2001 e 2017 com episódios disponíveis sobre cultura brasileira, porém falados em italiano. (http://www.brasil.rai.it/dl/ portaleRadio/Programmi/Page- e697d0c2-3f65-485e-8e9a- e8afb3cc342f.html?set= ContentSet-0c97dc9b-31ae-4db5- 8e2e-87f51954bf48&type=A)
Alemão
Lições básicas e gramaticais, diálogos simples e versões gratuitas pelo iTunes é o que oferece o Coffee Break German, podcast ótimo para quem está começando a desvendar o idioma alemão. (http://radiolingua.com/ coffeebreakgerman/)
Outra boa opção é o Slow German, com episódios em temas como pontos turísticos da Alemanha, festivais típicos e o hino alemão, explicados em ritmo tranquilo. (https://slowgerman.com/ category/sg-podcast-episode/).
Sobre a Fundação Estudar
A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Mais informações: www.estudar.org. br.